quarta-feira, 4 de março de 2009

Nossa Senhora do Rosário


O Rosário nasceu do amor dos cristãos por Maria na época medieval, talvez no tempo das cruzadas da Terra Santa. O objeto da recitação desta oração, o terço, é de origem muito antiga, e eram usadas pedrinhas para contar o número das orações vocais. Nos conventos medievais os irmãos leigos, que não sabiam o latim, completavam as suas práticas de piedade com a recitação do Pai-Nosso, e para a contagem enfiavam grãos em um barbante.
No século XIII, um cônego, São Domingos, aflito com a situação causada pelos heréticos albigenses – que invadiram o sul da França e queimavam igrejas, profanavam imagens dos santos, perseguiam e espalhando o terror entre os católicos – pediu a Virgem que o inspire um meio de aumentar o trabalho de conversão.
Certo dia, enquanto rezava em sua cela, apareceu-lhe a Virgem Maria sobre uma nuvem luminosa e ensinou-lhe um método de oração garantindo-lhe que daria resultados maravilhosos. Assim surgiu a devoção ao Rosário, que tem o significado de uma grinalda de rosas oferecida a Nossa Senhora. Composto sob a orientação da Rainha do Céu, em pouco tempo trouxe de volta ao seio da Igreja inúmeros pecadores.
A mensagem de Nossa Senhora do Rosário: "A todos os que rezarem, com constância, o meu Rosário, receberão graças especiais. Aos que rezarem devotamente o meu Rosário, prometo minha especial proteção e as grandes graças. Os devotos do meu Rosário serão dotados de uma armadura poderosa contra o inferno, pois conseguirão destruir o vício, o pecado, as heresias. Toda alma que recorre a mim, através da oração do Rosário, jamais será condenada”.
Assim surgiu a devoção ao Rosário, que tem o significado de uma grinalda de rosas oferecida a Nossa Senhora.
São Domingos fundou, no ano de 1206, a Ordem dos Padres Pregadores, ou Dominicanos, os quais promoveram a devoção ao Rosário. A recitação do Rosário tornou-se a oração popular por excelência, uma espécie de breviário do povo, para ser recitado à noite em família. Além disso, é comum atribuir o pedido de Nossa Senhora para que se reze o Rosário, em suas aparições de Fátima e Lourdes.
A festividade mais moderna do Rosário foi instituída por São Pio V para comemorar a vitória de 7 de outubro de 1571 em Lepanto contra a frota turca (inicialmente dizia-se: Santa Maria da Vitória). Dois anos mais tarde Gregório XIII muda este título para Nossa Senhora do Rosário. Em 1716 a festividade foi estendida a toda Igreja Católica e fixada definitivamente por São Pio X em 1913. A festa do Santíssimo Rosário, como era chamada antes da reforma do calendário de 1960, resume, em certo sentido, todas as festas de Nossa Senhora.
O Papa João Paulo II proclamou o Ano do Rosário, no período de outubro de 2002 a outubro de 2003. Também instaurou os Mistérios Luminosos, a primeira inovação em séculos. Como comentou o papa, “a inserção de novos mistérios, sem prejudicar nenhum aspecto essencial do esquema tradicional desta oração, visa a fazê-la viver com renovado interesse na espiritualidade cristã, como verdadeira introdução na profundidade do Coração de Cristo, abismo de alegria e de luz, de dor e de glória.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário