quarta-feira, 4 de março de 2009

Nossa Senhora Desatadora dos Nós


O quadro de Nossa Senhora Desatadora dos Nós foi pintado por um artista alemão, Johann Schmittdner, em 1700, movido por uma inspiração bíblica. O painel de 1,10 metro de largura por 1,82 metro de altura, encontra-se na pequena capela de St. Peter Am Perlach, na cidade de Ausburg, Alemanha. Para pintá-lo, o artista inspirou-se nos seguintes dizeres de Santo Irineu, do século III: "Eva, por sua desobediência, atou o nó da desgraça para o gênero humano; Maria, por sua obediência, o desatou".
Para pintá-lo, o artista inspirou-se nos seguintes dizeres de Santo Irineu, do século III, que é a mensagem principal da pintura:
"Assim como Eva, por sua desobediência, atou o nó da desgraça e foi para si mesma e para o gênero humano causa de morte, do mesmo modo Maria, por sua obediência, o desatou e foi para si mesma e para todo o gênero humano causa de salvação".
Maria é representada como a Imaculada Conceição. Percebe-se que Ela está situada entre o céu e a terra. Sobre a Virgem, o Espírito Santo derrama suas luzes. Sua cabeça encontra-se adornada de doze estrelas, que remetem às doze tribos de Israel e aos doze apóstolos por quem, após a morte de Jesus, foi chamada de Mestra nas dúvidas, consoladora nas angústias e fortaleza nas perseguições.
Outro ponto marcante no quadro é o manto azul que Maria está usando. A veste parece estar em movimento e simboliza a glória que reveste a Rainha no céu. Maria também esmaga com os pés a cabeça de uma serpente, símbolo das forças do mal. Isso porque Ela recebeu do céu o poder de vencer os demônios.
Ainda no quadro, um dos anjos entrega a Maria uma faixa com nós maiores e menores, separados e juntos. Estes nós simbolizam o pecado original, nossos pecados cotidianos e suas conseqüências que impedem à graça frutificar livremente em nossa vida.
Na parte inferior do quadro vemos que a faixa cai livremente. Um nó foi desatado. Mais abaixo, simbolizando a escuridão que domina a Terra, a pintura se mostra bem escura. Nesse breu pode ser visto um homem sendo guiado por um anjo até o topo da montanha e se dirigem a uma igreja. Dizem que se trata do arcanjo Rafael que acompanha Tobias (figura bíblica do Antigo Testamento) e o ajuda a encontrar-se com Sara, sua esposa escolhida por Deus. Essa história está no quadro para mostrar que Maria Desatadora dos Nós concede inúmeras graças no casamento e promove a reconciliação das famílias. Isto significa que para dois corações realmente se encontrarem, há que se desatar primeiro muitos nós.
Nossa Senhora Desatadora dos Nós é invocada como aquela que nos ajuda a desatar todos os nossos males e aflições, todo o mal que nos escraviza e nos torna infelizes e pessimistas. Libertos de todas as cadeias que nos prendem ao egoísmo, abrimos o nosso coração a Seu Filho Jesus para finalmente saber em que consiste a verdadeira liberdade dos filhos de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário