quarta-feira, 4 de março de 2009

Nossa Senhora do Carmo


A invocação de Nossa Senhora do Carmo provém da Palestina. O monte Carmelo fica na Samaria, junto à cidade de Haifa e é notável pela sua riqueza e beleza naturais e dele se pode admirar uma sedutora e maravilhosa paisagem sobre a cidade e o mar Mediterrâneo.
Segundo o Antigo Testamento, após um desafio entre o profeta Elias e os sacerdotes de Baal, o deus dos judeus Javé manifestou o seu poder enviando o fogo do céu que queimou os altares da falsa divindade erigidos sobre o monte Carmelo. O profeta Eliseu também costumava orar naquela montanha, e nos primeiros tempos do cristianismo alguns eremitas ali construíram um convento dedicado à Mãe de Deus.
No tempo das cruzadas, o calabrês Bertoldo, para cumprir um voto feito durante uma batalha contra os infiéis, retirou-se ao monte Carmelo, fundando aí a Ordem dos Carmelitas, em 1209. As Cruzadas levaram a fama desta Ordem para a Europa e alguns frades fundaram conventos na Inglaterra. Um eremita chamado Simão Stock, atraído pelo exemplo de piedade dos carmelitas recém-chegados, como também pela devoção mariana que aquela ordem cultivava, pediu admissão como noviço na Ordem da Senhora do Carmo e, em 1247 foi eleito Superior Geral da Ordem.
Para fugir da perseguição dos sarracenos, os religiosos carmelitas saíram do monte Carmelo e das proximidades da Palestina e foram para a Europa. Frente à situação em que se encontravam, Simão Stock pediu a Maria, entre fervorosas orações, que os protegessem e que desse um singelo sinal desta proteção.
A Mãe de Deus, comovida com as súplicas do religioso, apareceu a ele, e lhe entregou um escapulário do Carmo, dizendo as palavras: “Recebe, meu querido filho, este escapulário como sinal da minha confraria e prova do privilégio que obtive para ti e para todos os carmelitas; é um sinal de salvação, um escudo nos perigos, um penhor de paz e aliança eterna. Aquele que morrer revestido deste escapulário será preservado do fogo do inferno”.
Isso aconteceu em 16 de julho de 1251. Desde então, a notícia do aparecimento da Virgem se espalhou e a ordem dos carmelitas encontrou a paz, a simpatia das pessoas e cresceu prodigiosamente. Simão Stock, após ter trabalhado muito na difusão do santo escapulário, morreu em Bordéus, em 16 de julho de 1265.

Nenhum comentário:

Postar um comentário