quarta-feira, 4 de março de 2009

Nossa Senhora do Perpétuo Socorro


Na ilha de Creta havia um quadro da Virgem Maria muito venerado devido aos estupendos milagres que operava. Nada se conhece sobre a origem do milagroso ícone nem da igreja onde era venerado, pois a ilha esteve durante muitos séculos dominada pelos muçulmanos, que destruíram muitos documentos cristãos.
É uma pintura sobre madeira, em estilo bizantino, onde se enlaçam a arte e a piedade, a elegância e a simplicidade. Dizem os especialistas que deve ser uma das diversas cópias do retrato da Virgem Santíssima feito por São Lucas e que o pintor era grego, porque são helênicas as letras das inscrições.
Esta preciosidade, porém, não impediu que fosse vítima da ganância dos homens. No século XV, um rico negociante, pensando no bom preço que poderia obter por ele, roubou-o e levou-o para Roma.
Durante a travessia do Mediterrâneo, o navio que transportava a preciosa carga foi atingido por terrível tempestade, que ameaçava submergi-lo. Os tripulantes, sem saber da presença do quadro, recorreram a Virgem Maria. Logo a tormenta amainou, permitindo que a embarcação ancorasse, sendo salva num porto italiano. E o quadro caiu no esquecimento após a morte do ladrão.
Algum tempo depois a Santíssima Virgem apareceu a uma menina, filha da mulher que guardava a pintura em sua casa, avisando que a imagem deveria ser colocada numa igreja e recebesse o título de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. O quadro foi então solenemente entronizado na capela de São Mateus, em Roma, no ano de 1499, e aí permaneceu recebendo a homenagem dos fiéis durante três séculos.
Depois da destruição da igreja no ano 1798, feita pelas tropas napoleônicas, a imagem santa caiu novamente no esquecimento. Em meados do século XIX, o papa Pio IX chamou a Roma os padres Redentoristas, que se estabeleceram no antigo convento dos Agostinianos, no local onde existira a igreja de São Mateus. Foi então que um dos religiosos encontrou documentos relativos a uma imagem da Virgem Maria, famosa pelos grandes milagres que realizava. Após muita procura o quadro foi encontrado por uma revelação especial de Nossa Senhora.
Finalmente em 1866, o Papa Pio IX confiou oficialmente o quadro aos Redentoristas, ordenando: "Fazei que todo o mundo conheça o Perpétuo Socorro". Um ano mais tarde, quando o quadro era levado em procissão, Nossa Senhora realizou o milagre de curar um menino. No Brasil, esta invocação de Maria chegou com os padres da Congregação do Santíssimo Redentor que aqui se estabeleceram em 1893.
Esta amável pintura pode parecer estranha aos olhos ocidentais modernos. Não retrata Maria como uma jovem delicada de olhos melancólicos. Seu olhar direto, seus traços fortes, chamam a nossa atenção. Ficamos impressionados com os detalhes irreais das figuras. Jesus tem o porte de uma criancinha, mas suas feições são as de um menino maior. Maria e Jesus não estão inseridos numa cena, mas flutuam num fundo dourado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário