quarta-feira, 4 de março de 2009

Nossa Senhora de Lourdes


Foi em 11 de fevereiro de 1858 que Nossa Senhora se manifestou pela primeira vez a Bernadete Soubirous, uma menina de apenas 14 anos. As aparições, 18 no total, repetiram-se até 16 de julho daquele ano, na gruta de Massabielle, perto da cidade de Lourdes, na França. Na primeira aparição, somente Bernadete pôde testemunhar a visão da Virgem, pois sua irmã e uma amiga já tinham passado para a outra margem do rio.
A segunda aparição ocorreu no dia 14 de fevereiro e, a conselho de uma das companheiras, Bernadete borrifou a Santíssima Virgem com água benta. A amiga dissera-lhe que a aparição podia ser algum artifício do demônio. A Virgem Maria sorriu afavelmente ao gesto da garota.
A aparição da Virgem se repetiu no dia 18 de fevereiro. Desta vez, a Senhora disse: "Vocês podem ter a bondade de vir aqui no espaço de quinze dias? Não prometo fazê-las felizes neste mundo, mas no outro". Ao longo das sucessivas aparições, a Senhora convidou Bernadette a rezar pelos pecadores e exortou os fiéis à penitência.
No dia 25 de fevereiro, a Senhora pediu que elas bebessem da água de uma fonte que se encontrava em determinado lugar. Bernadette raspou a superfície do terreno com as unhas. A princípio brotou apenas um fio de água meio escura. Bernadette bebeu um pouco e se lavou. Era o milagroso manancial de Lourdes.
No dia 2 de março a Senhora disse à menina que manifestasse aos sacerdotes seu desejo de que se realizasse uma procissão e se construísse ali uma capela. O pároco de Lourdes, o Pe. Peyramale não acreditou nas palavras da menina e a tratou duramente, ordenando: "Diga a essa Senhora para falar seu nome". Na manhã do dia 25 de março, a Virgem Santíssima deu sua resposta: "Eu sou a Imaculada Conceição". Bernadete sai correndo, repetindo pelo caminho este nome, para dizer ao sacerdote, aquele nome que nem mesmo ela compreendera.
Quatro anos antes, no dia 8 de dezembro de 1854, o Papa Pio IX, na Basílica de São Pedro, em Roma, proclamara que a Imaculada Conceição de Nossa Senhora é dogma de fé, quer dizer, todos os católicos devem firmemente crer que Nossa Senhora foi preservada da mancha do pecado original. Com a aparição de Lourdes a Virgem confirmava a proclamação do dogma.
Apesar da proibição das autoridades civis que interrogaram e ameaçaram Bernadette, os peregrinos começaram a acorrer em massa à gruta de Massabielle, onde se realizaram muitos milagres. O Santuário de Nossa Senhora de Lourdes, na França, recebe anualmente milhões de peregrinos crentes e também não crentes. Bernadette Soubirous morreu em 16 de abril de 1879. No dia 8 de dezembro de 1933, o Papa Pio XI inscreveu-a no catálogo dos santos.

Um comentário: