domingo, 7 de agosto de 2011

Nossa Senhora do Café


A invocação a Nossa Senhora do Café começou há sete anos, na cidade de Espírito Santo do Pinhal, no Estado de São Paulo, em decorrência das dificuldades por que passa o setor cafeeiro na região.  Ela não apareceu a ninguém. Veio do Rio de Janeiro, desenhada numa folha de papel, via correio. É uma história muito curiosa, cujo começo está em Nossa Senhora Aparecida, chamada “minha” Nossa Senhora do Café, em artigo publicado nos Anais Franciscanos, no ano de 1964. O titulo do artigo foi: “Minha Nossa Senhora do Café".
Este tema de Nossa Senhora do Café voltou a aparecer em público porque a Cooperativa dos Cafeicultores de Espírito Santo do Pinhal tem um jornal, e seu redator pediu-me um artigo sobre qualquer assunto. Tive então a inspirada ideia de escrever um artigo com o mesmo título daquele que escrevera em 1964: “minha” Nossa Senhora do Café.
O professor Albertino Fonseca, certamente inspirado pelo Espírito Santo (padroeiro de nossa cidade), idealizou e desenhou o “design” da imagem, em bico de pena, uma Nossa Senhora, colocando-lhe a inscrição: Nossa Senhora do Café do Brasil. Tendo-a remetido a Pinhal, ficamos todos surpresos e felizes, porque nunca tínhamos pensado nem ouvido falar em "Nossa Senhora do Café".
Tiramos cópias do desenho, registramos a data da chegada: 8 de setembro de 2001 e as Boas vindas foram dadas pelos representantes do comércio local, pela Câmara Municipal, por monsenhor Augusto Ferreira e pela Coopinhal, a Cooperativa de Café. Em assembleia realizada É com a presença do monsenhor Augusto e cooperados, escolhemos o dia 9 de agosto para celebrar Nossa Senhora do Café, data da fundação da Cooperativa que, no ano seguinte, construiu-lhe uma capela, cuja planta, do arquiteto pinhalense Alexandre Vitta, é uma réplica de um armazém de café do século 18, expandindo-se a nova invocação mariana.
A pequena imagem de Nossa Senhora do Café, feita por um escultor de Pedreira (SP), Pedro Carlos de Oliveira, substituiu a anterior, que não dava reprodução. E quando ficamos sabendo da Expo Católica 2004, em São Paulo, vimos a ótima oportunidade de divulgação dessa nova devoção à Mãe do Filho de Deus.
As pessoas acharam-na linda! Morena, de manto na cor do café torrado, túnica e véu da cor, do café cru, bem brasileira, uma vez que, na Colômbia, a "Virgem del Café" traz as características da arte colombiana
(Publicado originalmente na Revista Vicentina Adoremos). 

3 comentários:

  1. Faço parte de um grupo que mensalmente faz as 1000 Ave Marias e estamos no facebook. Gostaríamos de saber mais sobre Nossa Senhora do Café.
    Vovó Mima (assim assino no face)
    Obrigada e Salve Maria

    ResponderExcluir
  2. Amei! Amo Nossa Senhora e gosto muito de café!!!

    ResponderExcluir
  3. Amei! Amo Nossa Senhora e gosto muito de café!!!

    ResponderExcluir