sábado, 11 de abril de 2009

Nossa Senhora Medianeira


A veneração à Virgem Maria nasceu com os cristãos primitivos. A partir do século IV, o culto à sua intercessão alcançou toda a cristandade. A crença no poder de mediação de todas as graças da Mãe junto ao Filho de Deus, teve origem no próprio Evangelho.
Ele revela que Maria cooperou com o Plano de Deus desde a Encarnação até a Redenção; Plano este que é Cristo Jesus. Revela que foi intermediária entre Jesus e São João Batista, santificado antes de nascer. Também revela que, o próprio Filho quis associar a Mãe na tarefa da reparação da Humanidade. Finalmente revela que o Espírito Santo desceu sobre a Virgem Maria e os apóstolos quando rezavam no cenáculo, momento solene do nascimento da Igreja. Assim, por sua maternidade divina, Maria se tornou Corredentora, obteve a função de Medianeira e se tornou Mãe da Igreja, da qual ela é o modelo perfeito.
A festa de Nossa Senhora Medianeira de Todas as Graças, foi instituída pelo Papa Bento XV em 1921. Uma justa homenagem à confiança da Igreja a esta mediação materna do Redentor. A invocação da mediação da Mãe já estava enraizada no coração de todos os povos cristãos. De modo que a devoção sob esse título se difundiu rapidamente.
A devoção também chegou no Brasil e no sul do país ganhou enorme expressão. Em 1928, foi introduzida no Seminário São José, da cidade de Santa Maria, Rio Grande do Sul, através de um santinho recebido da Bélgica por Frei Inácio Valle. Dois anos depois, diante da eminência de uma luta armada na cidade de Santa Maria, um pequeno grupo de romeiros foi a igreja do Seminário São José orar pela intervenção de Nossa Senhora Medianeira de Todas as Graças. Logo em seguida a demanda foi resolvida sem confronto.
O povo, organizou uma romaria maior e se dirigiu a igreja do Seminário para agradecer a proteção da Mãe Medianeira. A romaria cada vez maior se repetiu todos os anos. Hoje é a manifestação religiosa popular mais tradicional, antiga e numerosa do [[Rio Grande do Sul]. A romaria à Nossa senhora medianeira de todas as graças, como se tornou conhecida por devotos de todo o mundo, acontece sempre no segundo domingo de novembro, precedida de uma novena ocorrida cada dia em um santiário diferente e em diferentes pontos da cidade de Santa Maria, tornando-se uma das principais atividades anuais do calendário político e social da cidade além de movimentar de forma expressiva toda a vida e a economia da cidade.A romaria à nossa senhora medianeira é considerada uma das maiores manifestações de fé no estado do rio grande do sul, atraindo para a cidade de Santa Maria uma multidão média de duzentos e cinquenta mil romeiros, quase dobrando o numero de habitantes da cidade.Por tamanha devoção Nossa Senhora medianeira de todas as graças foi proclamada padroeira do estado do Rio Grande do Sul e sua devoção segue crescendo e transcedendo fronteiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário